Na hora do aperto com dinheiro, recorrer a soluções rápidas pode evitar problemas maiores gerados pela inadimplência. Saber como fazer empréstimo online com atenção vai contribuir para encontrar uma operação com melhor preço, condições e transparência.
Então, preparamos este artigo para você entender para quais casos essa modalidade de crédito é mais indicada. Além disso, listamos algumas dicas para você saber como fazer empréstimo online com praticidade e segurança.
Empréstimo online: o que é e como funciona?
No empréstimo online, você contrata crédito de um banco ou financeira pela internet. Ou seja, não há necessidade de ir a uma agência ou mesmo telefonar.
A principal característica dessa modalidade, portanto, é a praticidade de fazer um empréstimo pelo computador ou celular. Para isso, os procedimentos costumam ser mais objetivos, como as informações sobre o quanto você irá pagar e de que forma.
No empréstimo, você não precisa justificar como irá usar o dinheiro. Embora seja uma operação ágil, ela não dispensa uma etapa essencial, que é a análise de crédito.
Você precisa enviar alguns documentos à instituição financeira, que irá checar seu nome nos bureaus de crédito, como Serasa, SPC, Quod, etc.
Assim que for aprovado, o dinheiro é liberado na sua conta para você usar. Enquanto isso, o pagamento das parcelas do empréstimo começam a correr.
Para quando ele é mais indicado?
Saber como fazer empréstimo online pode ajudar em momentos de grande urgência, em que se precisa de dinheiro rápido. Ele é mais indicado em casos quando:
● você possui contas em atraso e está prestes a perder acesso a um bem ou serviço, como aluguel, condomínio, água, luz, telefone, TV por streaming/ por assinatura, escola, academia.
● surge uma emergência e você não tem uma reserva financeira. Se adiado, esse problema pode trazer consequências mais graves. São casos como problemas de saúde, fazer inventário de alguém que faleceu, conserto urgente na casa ou no carro;
● pagar uma dívida mais cara do que o empréstimo online, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que chegam a juros de 120% e 330% ao ano, respectivamente. Para se ter ideia, os juros do crédito pessoal custa, em média, 85% ao ano, segundo o Banco Central.
Como fazer empréstimo online?
Pesquise por preços e condições no contrato que melhor atenda às suas necessidades. Você define a quantidade de parcelas que vai pagar e, então, espera pela análise de crédito.
É necessária a apresentação de comprovante de identidade, CPF e comprovantes de residência e de renda. Se a instituição liberar o crédito, ele pode cair na sua conta em até um dia útil.
Vale lembrar que, tanto a relação de documentos quanto o prazo para depositar o dinheiro podem variar entre as empresas.
5 dicas para fazer um empréstimo online
Embora o empréstimo online seja mais em conta do que o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, ele tem um custo.
Esse custo deve ser levado em conta na hora de planejar se vai contratar esse crédito ou não e, o mais importante, como pretende pagá-lo.
Dessa forma, listamos a seguir algumas dicas para você se organizar e fazer seu empréstimo online com tranquilidade:
1. Calcule quanto poderá pagar por mês e por quanto tempo
Veja a média das suas contas mensais e das receitas também. Considere as despesas sazonais, como as de início do ano (IPTU, IPVA, matrícula) e receitas adicionais (13º salário).
Tenha a clareza de quanto poderá pagar por mês pelo empréstimo, sem colocar outros compromissos em risco e complicar a situação.
2. Pesquise por empresas confiáveis
Procure por instituições conhecidas e confiáveis no mercado. Faça a busca por elas em sites que avaliam a reputação e satisfação dos consumidores.
Veja se o banco ou financeira tem atividade autorizada pelo Banco Central. Para se prevenir, guarde toda a comunicação por email ou mensagem, além de guardar o contrato.
3. Negocie as melhores condições
Embora seja tudo online, esse tipo de empréstimo pode dar margem para negociação. Você pode entrar em contato com especialistas da empresa por e-mail, chat ou telefone, caso tenha interesse e disponibilidade.
4. Faça simulações de crédito
A simulação de crédito é uma etapa importante para quem quer saber como fazer empréstimo online no melhor custo.
Na simulação, você consegue ter uma ideia de quanto deverá pagar por mês em cada instituição financeira.
5. Cuidado com golpes na praça
Quem precisa de dinheiro rápido pode estar com o emocional fortemente abalado. Nesse momento, os golpistas se fazem valer dessa fragilidade para oferecerem soluções em nome de empresas conhecidas.
Por isso, vale ficar de olho nos sites que você consulta e como é feita essa comunicação. Lembre-se dos seguintes pontos:
● golpistas entram em contato por canais não oficiais (Instagram, Facebook, E-mail, WhatsApp) e dizem que são e empresas conhecidas;
● alguns até passam um site com endereço praticamente igual ao da instituição financeira. Verifique qual site você acessa e confira se o mesmo nome da empresa também consta no site do Banco Central (não abra links de ofertas que receber por email);
● eles fazem ofertas muito mais em conta do que o mercado;
● golpistas pedem depósito antecipado para liberar o crédito. Nenhuma instituição pode fazer isso;
● fique de olho nos dados que você oferece, caso sejam muito diferentes do que costuma ser solicitado.
Ficou mais claro como fazer empréstimo online com mais segurança? Cuide do seu dinheiro e, quando precisar, pesquise qual a melhor opção para aquilo que precisa.
Confira outras dicas sobre empréstimo aqui no blog da Financeira Alfa!