Quando é preciso dinheiro rápido a um custo baixo, o empréstimo com garantia pode ser uma saída. Esse tipo de operação é bem atrativa para quem consegue honrar as parcelas em dia, sem correr o risco de perder um bem.
Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio da Covi-19 (Pnad Covid-19) do IBGE, referente a outubro de 2020, em um total de 68 milhões de lares brasileiros, cerca de 6 milhões tiveram um morador que pediu empréstimo.
Em um cenário de mudanças, de perda de renda ou de início de um negócio, o acesso a um empréstimo pode ser a melhor solução. A seguir, vamos te mostrar como o empréstimo com garantia pode reduzir os custos da operação e ser um bom negócio.
Confira!
Como funciona o empréstimo com garantia?
Nessa modalidade, você consegue dinheiro junto a uma instituição financeira, porém coloca um bem como garantia. No caso, pode ser um veículo, um imóvel ou outros bens.
Em empréstimo com garantia de imóvel (CGI), por exemplo, é possível usar até mais de um bem em um mesmo contrato.
A operação acontece por meio da alienação fiduciária, em que o nome do bem fica no nome do banco ou financeira, até que você termine de pagar tudo.
O credor tem a posse temporária, mas você tem o direito de usufruí-lo. Em caso de inadimplência, você perde o bem.
Em 2020, o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou uma medida que permite que imóveis financiados que ainda não foram quitados sejam usados como garantia para empréstimos.
Vantagens
● Possui taxas de juros mais baixas do que outras linhas de crédito, já que o risco para a instituição financeira cai bastante por ter um bem como garantia de pagamento;
● O número de parcelas pode ser longo, chegando a 20 anos;
● É possível colocar mais de um bem como garantia;
● A finalidade do uso do dinheiro não é específica, como em um financiamento;
● É permitido usar um imóvel financiado, caso o banco ou financeira aceite.
Desvantagens
● O crédito não sai tão rápido, porque seu nome e o bem em questão precisam passar por análise;
● O grande risco é ficar inadimplente e perder o bem, que pode ser levado a leilão para pagar a dívida;
● A instituição não empresta o valor integral do bem, somente um percentual dele;
● Há golpes no mercado com esse tipo de empréstimo.
Quando o empréstimo com garantia vale a pena?
Como dissemos anteriormente, o maior risco do empréstimo com garantia é a perda do bem. Por isso, é indicado fazê-lo quando você já faz um acompanhamento das suas finanças e tem segurança em arcar com as parcelas mensais por alguns anos.
Antes mesmo de procurar por um empréstimo, faça a lição de casa de saber quanto ganha e quanto gasta e quanto pode poupar por mês para esse novo compromisso.
Por conta do alto valor envolvido nessa operação, ela atende melhor a alguns objetivos, como:
● Expandir um negócio;
● Fazer um investimento em que o retorno compense os custos do empréstimo;
● Pagar estudos;
● Custear projetos como a reforma de imóvel, por exemplo.
Colocar um bem como garantia pode aumentar a oferta de crédito?
Sim, pois o que define a aprovação ou não de um empréstimo é a análise do risco de inadimplência. É por isso que você passa por análise de crédito, com avaliação do seu histórico de consumo e dívidas pendentes.
Para o banco, um mau pagador representa um futuro prejuízo. Agora, se você oferece um bem como garantia, esse risco diminui muito. Além disso, esse bem fica no nome da instituição financeira no contrato.
Dessa forma, é possível reduzir os custos do empréstimo. A taxa de juros é mais baixa que outras modalidades, bem como outras cobranças.
O que é preciso para fazer empréstimo com garantia?
Em primeiro lugar, tenha um objetivo específico. Avalie as condições, se tem previsão de um retorno financeiro e se vai conseguir pagar as parcelas. Afinal, você está colocando um bem em jogo para esse objetivo.
Para fazer um bom negócio, tenha à mão o seu orçamento mensal, quanto consegue poupar e até como pretende usar seu dinheiro. Não há necessidade de informar o que pretende fazer com ele, mas pode ser uma forma de mostrar seu controle sobre suas finanças.
Se essa modalidade for ideal para você, compare o Custo Efetivo Total (CET) entre diferentes instituições e tire todas as suas dúvidas. Aqui na Financeira Alfa, você pode fazer empréstimo com garantia com tranquilidade e segurança.
Esse tipo de empréstimo pode te ajudar nos seus projetos? Tire suas dúvidas com nossos especialistas sobre colocar um bem como garantia!